Estudo dos Impactos Socioeconômicos das Atividades Nucleares no Brasil
O Estudo é voltado para a avaliação dos impactos socioeconômicos das atividades nucleares no Brasil para a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares - ABDAN.
A geração de energia elétrica com tecnologia nuclear configura um importante indutor de desenvolvimento econômico ao gerar renda, emprego e arrecadação de tributos, resultados de investimentos e gastos em suas operações, que podem ser mensuráveis dentro dos padrões metodológicos internacionais.
A aplicação da tecnologia nuclear na geração de energia limpa e os investimentos nessa tecnologia abrangem efeitos multiplicadores em diversos setores, como agricultura, bens de consumo, medicina, recursos hídricos e transporte, além de contribuições para a Academia e desenvolvimento de tecnologia de ponta.
Dessa forma, o estudo procura demonstrar a importância da energia nuclear para o desenvolvimento da economia brasileira. Sabe-se que a geração de energia elétrica em planta com tecnologia nuclear permite aumentar a participação de energia limpa na matriz energética nacional e trazer segurança para o setor em um contexto de diversificação da matriz e transição energética.