Votação do setor de Comunicação

REGULAMENTO


A Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) vem dar ciência a todos os interessados dos termos e regras para a realização do PRÊMIO JORNALISMO ENERGIA NUCLEAR 2024.


1. Objetivos

1.1.- O objetivo do prêmio é fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o setor de energia nuclear, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país. O Prêmio contemplará reportagens jornalísticas de todas as regiões geográficas do Brasil, dando visibilidade tanto a veículos de circulação nacional, quanto regionais e locais.

1.2.- Diante de um cenário desafiador, a ABDAN deseja, por meio deste prêmio, continuar a estimular a imprensa a colocar o setor nuclear em sua pauta, por meio de um olhar crítico e investigativo, lançando luz sobre o tema, abrindo espaço para discussão de soluções e apontando caminhos para um segmento tão estratégico.

1.3.- A premiação irá avaliar reportagens jornalísticas de todos os tipos de mídias: Impresso (jornal e revista), TV, Internet e Rádio.

1.4.- A análise do prêmio será referente à atuação durante o ano de 2023, dos veículos, jornalistas, e reportagens publicadas durante o período.


2. Critérios

2.1- Neste primeiro turno, a votação é aberta a todos, e cada eleitor poderá votar em um indicado para cada categoria. Todos os votos serão computados, ainda que parciais, exceto os votos em duplicidade do mesmo eleitor ou comprovadamente irregulares.

2.2- Havendo empate em alguma das categorias, até a data final de votação, a decisão ficará a cargo dos diretores que compõem o conselho da ABDAN.

2.3- Os trabalhos devem ser apreciados levando em consideração as pautas e com base na excelência do jornalismo. Devem contar com critérios gerais como relevância do conteúdo da notícia, escrita, produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação e criatividade. Também é importante considerar os recursos disponíveis e os esforços desenvolvidos para a elaboração do trabalho.


3. Votação

3.1- A votação será aberta ao público geral, de forma online, no dia 18 de setembro de 2024.

3.2- O fechamento do recebimento de votos abertos será feito no dia 15 de outubro de 2024.

3.3- Até o dia da premiação, descrito abaixo, os votos serão computados, e havendo empate, será decidido com base nos critérios acima apresentados.


4. Premiação

4.1- A análise do prêmio será referente à atuação durante o ano de 2023 até setembro de 2024 dos veículos, jornalistas, e reportagens publicadas durante o período.

4.2- O PRÊMIO JORNALISMO ENERGIA NUCLEAR 2024 irá atribuir ao melhor de cada categoria votada uma MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO a ser entregue no dia da cerimônia de premiação (5 de novembro de 2024).

4.3- Os prêmios serão pessoais e intransferíveis.

4.4- O vencedor será conhecido no dia da premiação, em evento privado no Clube Naval Piraquê, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, programado para acontecer no dia 5 de novembro de 2024.

4.5- A ABDAN não irá arcar com a viagem / estadia no Rio de Janeiro dos candidatos e/ou ganhadores do prêmio.

Please select an option

Confira a reportagem de Henrique Lessa: Clique para ler


Confira a reportagem de Jefferson Klein: Clique para ler


Confira a reportagem de Raphaela Ribas: Clique para ler